sábado, 26 de dezembro de 2009

Satélite IKONOS


Fonte: EMBRAPA *

O IKONOS é um satélite de alta resolução espacial operado pela Empresa GeoEye. O primeiro satélite da série (IKONOS-I) não obteve sucesso no lançamento em abril de 1999 e com isso, o projeto do IKONOS-II foi adiantado para entrar em órbita em setembro de 1999.

Em janeiro de 2000 o IKONOS tornou-se o primeiro Satélite de Observação da Terra a oferecer imagens de alta resolução para uso comercial e além das aplicações comerciais, possui uma ampla aplicabilidade em trabalhos científicos que necessitam de dados e informações detalhadas da superfície terrestre.



Principais Sistemas Sensores - Sensores Orbitais

Sensores PAN e MS

Os sensores a bordo do IKONOS operam no modo pancromático e multiespectral. Adicionalmente, há a possibilidade de fusão de imagens preto e branco com dados multiespectrais para a geração de imagens coloridas, o que pode facilitar a interpretação visual e substituir em muitos casos, o uso de fotografias aéreas. O período máximo de revisita oferecido pelo sensor é de três dias para latitudes próximas a 40º, mas o período de revisita pode ser menor em latitudes superiores. O sensor também é capaz de realizar visadas inclinadas e laterais para obter imagens de forma mais ágil e também possibilitar a geração de pares estereoscópicos.



Nosso site mudou para www.processamentodigital.com.br. Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO