Operações entre geometrias no gvSIG 1.10 - Parte 03
Terceira parte do tutorial sobre transformações entre geometrias no gvSIG 1.10. Em geral essas dicas são muito simples, porém é necessário documentá-las para obter uma boa avaliação do software na análise geral.
Nos posts anteriores, conhecemos dois módulos que podem ser utilizados para executar processos de conversão em arquivos shapefile: Geoprocessing Tools e Derivative Geometries.
Nos posts anteriores, conhecemos dois módulos que podem ser utilizados para executar processos de conversão em arquivos shapefile: Geoprocessing Tools e Derivative Geometries.
Além destes processos, temos o módulo Sextante. As funções que testei são estas:
- Conversão de linha para polígono
- Conversão de polígono para ponto
- Conversão de polígono para linha
- Conversão de polígono para centróide
Você pode experimentar outros algoritmos e tirar suas próprias conclusões. Caso algum módulo do Sextante não apresente um resultado satisfatório, utilize os métodos de transformação padrão do programa.
Para iniciar o processo, clique na ferramenta Sextante:
Os algoritmos que realizam essas transformações são organizados por categorias. A categoria Tools For é responsável pelo agrupamento de funções de acordo com cada classe de feição.
Em todas as situações, você tem duas opções: gerar um arquivo temporário na Vista ou armazenar definitivamente o dado no disco rígido. De qualquer forma, o resultado do processo será adicionado automaticamente à Vista atual:
Para realizar a transformação de polígono para ponto, selecione o algoritmo Geometries to Points, na categoria Tools for Vector Layers.
Até a próxima!!
Nosso site mudou para www.processamentodigital.com.br. Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos
por email. |