segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Gerenciando conteúdo do blog através do FeedBurner


Ultimamente tenho elaborado posts acerca de publicação de conteúdo na Web e tráfego de informações na rede. Esse é um assunto de extrema importância, pois o conteúdo na rede tem se diversificado e a cada dia surgem mais e mais sites e blogs na Internet. A liberdade da Web proporciona qualquer pessoa utilizar a grande rede para tornar público assuntos de seu interesse e estabelecer relacionamentos com outras pessoas.

Pois bem. Digamos que você criou um novo blog e agora precisa convidar as pessoas para assinarem o seu feed. Tarefa fácil: basta divulgar um link feed e as pessoas vão assinando. O serviço FeedBurner é uma ferramenta online que possibilita a criação desse link feed e gerencia todo o tráfego de informações que são publicadas no seu blog. Além disso, o serviço fornece estatísticas sobre os posts mais visitados,  a quantidades de cliques e o total de pessoas inscritas, entre outras facilidades.

Acesse o site do FeedBurner com sua conta Google:

O FeedBurner possui uma interface extremamente básica, mas não desanime. Mesmo em inglês, é fácil utilizar o serviço. Copie e cole o link do seu novo blog no campo indicado abaixo e clique em Next:

Na tela seguinte, o FeedBurner permite escolher a tecnologia. Selecione RSS e clique em Next.

O link do feed RSS foi criado na etapa anterior. Nessa nova etapa, o FeedBurner solicita sua permissão para gerenciar todo o tráfego de informações que são publicadas no site/blog. Para permitir o serviço FeedBurner, você deve atribuir um endereço para o feed, conforme indicado na imagem abaixo:

Clique em Next e seu link feed será criado! Esse é o link que você deve disponibilizar no seu site/blog com  um banner convidativo, do tipo "Assine o Feed RSS".
 
Ao visitar o seu blog e avistar esse banner, as pessoas já entendem do que se trata: quando um usuário clica nesse link, automaticamente o leitor de feeds em seu computador solicita a inclusão desse feed na listagem  existente.O leitor de feeds que utilizo é o Google Reader, pois é online e posso ler as notícias de onde estiver.

Ainda existe um passo adicional. Clique no botão Next  para mais opções ou clique no botão Skip directly to feed management para retornar a tela My Feeds do FeedBurner.

A tela inicial mostra seus feeds registrados e a quantidade de inscrições:


Algumas opções que auxiliam na organização de conteúdo:

- Criar uma conta Google ou utilizar conta Gmail (para Blogger)
- Criar um blog no Blogger ou WordPress;
- Definir o Mozilla Firefox ou Google Reader como leitor de feeds;
- Criar um link Feed através do FeedBurner;
- Alimentar o Twitter com posts do blog através serviço TwitterFeed.

Nosso site mudou para www.processamentodigital.com.br. Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO