quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Conhecendo um pouco do nosso trabalho diário

Talvez o amigo (a) leitor (a) do blog tenha curiosidade de conhecer melhor algumas das atividades que desenvolvemos na área de geoprocessamento. As ferramentas GIS possibilitam um sem fim de aplicações e projetos que são gerados com o propósito de atender uma demanda da sociedade. Dentro desse contexto, os profissionais são indispensávies e precisam aprimorar-se contínuo para que essa área do conhecimento venha se desenvolver cada vez mais.

O núcleo do meu trabalho, a nível técnico, envolve duas principais atividades: o Processamento Digital de Imagens e as Consultas. Em relação à PDI, creio que a maioria das pessoas possui uma pequena noção do  significado, mas consultas? O que são e qual o propósito dessas consultas? Deixe-me explicar detalhadamente como desempenho diariamente essa trarefa tão especial.

Um dado cliente precisa adquirir imagens de satélite como base de atualização de seu sistema de informações geográficas. Após uma avaliação técnica, os engenheiros cartógrafos chegaram à um consenso: o produto gerado pelas imagens de alta resolução trará resposta mais precisa ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de cartografia. Com os recursos para a compra das imagens à disposição, o sensor escolhido foi ALOS, satélite com resolução espacial de 2,5 metros.

O pedido chega à empresa através do Departamento Comercial, que encaminha a poligonal da Região de Interesse para que o corpo técnico realize uma busca por imagens ALOS no catálogo da distribuidora, Ao terminar a consulta, emitimos um relatório com  informações sobre a consulta, a fim de eliminar todas as dúvidas do cliente, como pode ser visualizado através das imagens abaixo:

[652×613 pixels]
Essa é a primeira página do relatório. Reconheço que tenho sorte quando o cliente envia a Área de Interesse prontinha. Geralmente são enviadas coordenadas do local. Já gerei consulta até mesmo por intermédio de imagens JPG sem qualquer referência espacial. Ficou na massa do sangue (tem lógica esse verbete?).

Agora vou mostrar a quantidade de cenas que recobrem a Área de interesse e que são necessárias para a elaboração do mosaico de imagens. Um detalhe: Esses quickviews do satélite ALOS não são georreferenciados, como ocorre nas consultas aos satélites IKONOS e GEOEYE-1. Essa é  vantagem do profissional pró-ativo: ele vê a necessidade e prontamente resolve o problema:

[648×559 pixels]
Devo reconhecer: as cenas possuem excelentes condições de visibilidade: não foi detectada uma única nuvem sequer no dia da observação do satélite ALOS nessa região.

A terceira e última parte do relatório  utiliza uma tabela com o propósito de ordenar as cenas por data, identificador de cena, cobertura de nuvens e modo de observação do instrumento, para ficar nos campos mais notáveis.

[653×787 pixels]

Ao terminar esse relatório, é comum devolvermos ao setor comercial, pois é o setor especializado em responder aos clientes. Geralmente só entramos em contato com o cliente para esclarecer algumas dúvidas técnicas ou mesmo para agradecimentos.

Com esse relatório em mãos, o cliente tem oportunidade de definir como será a compra, pois estabeleceu um contato visual com o produto ALOS. Ele pode, inclusive, pedir para adicionar ou suprimir cenas, modificar o pedido ou realizar nova cotação, dessa vez com imagens ALOS AVNIR-2 (faixa multispectral, com resolução espacial de 10 metros):


[648×682 pixels]
Os relatórios também identificam eventuais problemas. Nessa busca por imagens ALOS AVNIR-2, foi detectado um pequeno trecho da Área de Interesse fora da cobertura das imagens. Esse detalhe é informado ao cliente, que pode decidir se compra uma imagem adicional ou autoriza diminuir sua área de interesse de modo a adquirir apenas 03 (três) cenas.

[649×471 pixels]

E aqui termina minha primeira abordagem sobre os trabalhos do dia-a-dia do ambiente de produção. Espero você na próxima oportunidade!

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