sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Informações sobre a câmera HRC do satélite CBERS-2B

Informações sobre a Câmera Pancromática de Alta Resolução – HRC do CBERS-2B

1. A página de informações técnicas sobre o CBERS-2B, incluindo a HRC, pode ser encontrada em http://www.cbers.inpe.br

2. Todas as imagens HRC recebidas na estação de Cuiabá-MT desde o lançamento do CBERS-2B estão armazenadas no Centro de Dados do INPE, e serão processadas paulatinamente, de acordo com a capacidade de processamento instalada.

3. A imagem HRC/CBERS-2B tem 27 x 27 km com resolução espacial nominal de 2,7 m, mas as imagens serão fornecidas com pixel de dimensão equivalente a 2,5 x 2,5 m.

4. Cada cena HRC será o equivalente aproximado a 1/25 de uma cena CCD, conforme aFigura 1. Suponha que a área em amarelo na Figura 1 corresponda a uma cena CCD de 113 x 113 km. Cada imagem HRC de 27 x 27 km corresponderá a 1/25 (com sobreposição) desta CCD, segundo a notação mostrada. Ou seja, cada HRC é um subpath/sub-row da cena CCD correspondente.

5. O modo de operação da HRC obedecerá ao padrão mostrado na Figura 2. Num ciclo completo de recobrimento pela CCD, que dura 26 dias, a HRC recobrirá uma faixa fixa da cena CCD. No próximo ciclo de 26 dias da CCD, haverá o recobrimento da faixa adjacente, e assim por diante, até que cinco ciclos sejam feitos e, por conseguinte toda a área de uma CCD tenha sido recoberta pelos imageamentos sucessivos da HRC. Então, após 130 dias ou cinco ciclos de 26 dias, um novo ciclo de imageamento da HRC se inicia.

6. O catálogo que está à disposição dos usuários contém as imagens HRC que foram processadas e que passaram no controle de qualidade, basicamente para eliminar as que continham muitas nuvens ou ruídos. Há imagens que ainda estão por serem processadas e que virão a fazer parte do catálogo. Portanto, o usuário poderá perceber que há imagens CCD sem nuvens e de boa qualidade, mas cujas HRC equivalentes não se encontram no catálogo. Isso se deve ao fato de que tais HRC ainda não puderam ser processadas.

7. O e-mail de resposta a um pedido de imagem HRC contém a seguinte identificação:
CBERS_2B_HRC_20080330_162_D_129_1_L2_BAND1.tif, cujos detalhes são:



8. Uma imagem HRC comprimida, pronta para download, tem volume aproximado de 50Mb. Quando descompactada, esse volume sobe a 150 Mb. Portanto, o usuário deverá ser parcimonioso ao fazer seu pedido. É importante lembrar que todas as imagens estão e continuarão a estar no Centro de Dados do INPE, e poderão ser baixadas a qualquer momento de interesse do usuário.


Figura 1. Notação para identificação das cenas HRC e sua relação com uma cena CCD (área em amarelo). Uma HRC ≅ 1/25 de uma cena CCD.



Figura 2. Modo de operação para o CBERS-2B. A cada cinco ciclos de 26 dias, haverá um recobrimento completo pela HRC de uma área equivalente de uma cena CCD.

9. A busca de uma imagem HRC é muito facilitada se uma imagem da CCD for usada como referência. Além disso, o procedimento mostrado na Figura 3 também pode auxiliar o usuário.



Figura 3. Procedimento auxiliar e facilitador de identificação de uma cena HRC desejada, com o uso da ferramenta “Localização”.

10. O Catálogo HRC está sendo preenchido prioritariamente com as imagens mais recentes. Visite sempre o Catálogo para ver se uma imagem boa do catálogo CCD teve processadas todas as suas HRC correspondentes.

11. É possível que algumas cenas HRC apresentem uma estreita faixa escura dividindo os terços intermediário e direito da cena. Isso se deve a um movimento indesejado do satélite, que causa ausência de dados nesta região.

12. Dúvidas e contatos poderão ser dirigidos para atus@dgi.inpe.br.

Nosso site mudou para www.processamentodigital.com.br. Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO