sexta-feira, 30 de outubro de 2009
O acesso via teclado facilita as tarefas mais rotineiras do ArcMap. Através desse vídeo, o usuário vai executar operações básicas e repetitivas de forma rápida através do teclado, como efetuar Zoom para uma Camada ou Abrir uma Tabela de Atributos.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Geoportunity - Vagas para emprego e estágios
Encontrei esse blog interessante para os profissionais que andam em busca de uma oportunidade de trabalho.
São vários anúncios do mercado em Geotecnologias.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Grade do Satélite LANDSAT no formato KML
Recentemente fiz um upload para o 4Shared do grid de cenas dos satélites CBERS-2 e CBERS-2B no formato kml do Google Earth. Ele ajuda a descobrir a órbita e o ponto da Região de Interesse antes de navegar em busca por imagens no Catálogo de Imagens CBERS.
Agora vou disponibilizar o grid das cenas dos satélites LANDSAT-5 e LANDSAT-7 cujas imagens podem ser baixadas gratuitamente no site do INPE, no mesmo local onde estão armazenadas as imagens CBERS.
O catálogo é válido apenas para as imagens LANDSAT que cobrem o Brasil.
Autor Jorge Santos at 17:16
Marcadores: Google Earth, INPE, LANDSAT-5, LANDSAT-7
Artigos Relacionados:Comparações entre as Ferramentas gvSIG e ArcMap
Eu estava analisando o tutorial bem elaborado pela Universidade Federal de Goiás sobre o gvSIG e resolvi realizar uma comparação simples dessa ferramenta com o programa ESRI ArcMap. Estabeleci duas tarefas básicas e acessíveis para ambos os programas e os resultados foram satisfatórios.
Posso assegurar que o programa gvSIG é uma opção de uso quando a instituição ou o operador se vê nos limites da distribuição dos softwares proprietários.
Para visualizar o PDF com a matéria, clique nesse link. Continuarei analisando essa ferramenta e vou postando os resultados no blog.
Autor Jorge Santos at 04:02
Marcadores: geoprocessamento, GIS, gvSIG, tutoriais
Artigos Relacionados:terça-feira, 27 de outubro de 2009
InterIMAGE: Interpretação Automática de Imagens
Em busca de uma ferramenta Open Source capaz de realizar uma interpretação de imagens automaticamente, o blog Processamento Digital encontrou o aplicativo InterIMAGE, produto em desenvolvimento cuja parceria engloba dois institutos científicos de grande renome: a Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
De acordo com informações obtidas com os desenvolvedores do projeto, o programa já está sendo utilizado com sucesso por diversos usuários, mesmo em sua versão beta. A versão estável do InterIMAGE está prevista para lançamento em 2010.
Para visitar o site oficial do projeto, clique no link abaixo:
http://www.lvc.ele.puc-rio.br/projects/interimage/
Para obter a documentação do programa, clique nesse link.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Arquivos DBF versus Excel 2007: Solução via Access 2007
Muitas pessoas ficaram desapontadas com o pouco caso que o Excel 2007 fez para com os formatos de arquivo do antigo dBASE. Ao trabalhar com coordenadas na planilha do Excel, os usuários frequentemente exportam os dados da planilha do Excel para o formato dbf com o objetivo de importá-los no ArcMap.
Felizmente essa tarefa pode ser realizada através do Access 2007. Você cria um banco de dados em branco, importa a planilha para esse banco e depois exporta para o formato dBASE IV.
O tutorial com a descrição detalhada desse procedimento pode ser adquirido através desse link.
gvSIG: Conheça o poder dessa ferramenta GIS livre
O software gvSIG é um software livre de SIG (Sistema de Informação Geográfica), de fonte aberta desenvolvido pela Conselleria d'Infraestructures i Transports (CIT) da Comunidade de Valência, com o apoio da União Europeia.
O gvSIG é distribuído sob a licença GNU GPL. Permite aceder a informação vectorial e matricial assim como a servidores de mapas que cumpram especificações do Open GIS Consortium. Esta é uma das principais características do gvSIG quando comparado com outros sistemas de informação geográfica, pois contém implementados serviços OGC: WMS (Web Map Service), WFS (Web Feature Service), WCS (Web Coverage Service), Serviço de Catálogo e Serviço de Nomenclatura.
O gvSIG é distribuído sob a licença GNU GPL. Permite aceder a informação vectorial e matricial assim como a servidores de mapas que cumpram especificações do Open GIS Consortium. Esta é uma das principais características do gvSIG quando comparado com outros sistemas de informação geográfica, pois contém implementados serviços OGC: WMS (Web Map Service), WFS (Web Feature Service), WCS (Web Coverage Service), Serviço de Catálogo e Serviço de Nomenclatura.
Link para Download do Programa
SEXTANTE
É uma extensão extremamente útil para o gvSIG. Clique aqui para fazer o download.
Autor Jorge Santos at 09:10
Marcadores: geoprocessamento, GIS, gvSIG, Software Livre
Artigos Relacionados:terça-feira, 13 de outubro de 2009
Grade CBERS no formato KML
Para os que utilizam o Google Earth, disponibilizei um grid de cenas dos satélites CBERS-2 e CBERS-2B no formato kml, fundamental para localizar a órbita e o ponto da cena que cobre um determinado local de interesse.
As imagens estão disponíveis para consulta e download no Catálogo de Imagens CBERS , da Divisão de Geração de Imagens (DGI) do INPE.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Vídeo: Desenhando Polígonos no ArcMap 9.3
Com se trata de uma tarefa simples, disponibilizei essa dica em vídeo no YouTube. O objetivo desse tutorial é explorar a criação de polígonos a partir de gráficos.
Tarefa superfácil.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Convertendo Coordenadas para Graus Decimais
Cuidar de um blog não é fácil. Tentamos ao máximo solucionar as dúvidas de amigos que nos enviam mensagens diariamente buscando soluções para os impasses que surgem. Nos consideramos vitoriosos pelo simples fato de que essas dúvidas e suas soluções no guiam ao aprimoramento profissional. Classifico como salutar e necessária essa busca pelo conhecimento das mais variadas tarefas de Sensoriamento Remoto.
Um colega enviou uma mensagem sobre sua maior dúvida: como converter coordenadas em graus, minutos e segundos para graus decimais? Uma dúvida simples que transformei em um artigo para o blog, a fim de ajudar outros colegas.
Três programas realizam essa tarefa com tranquilidade e vão mais além:
Tutorial em PDF para Conversor de Coordenadas em Graus, Minutos e Segundos para Graus Decimais. Baixe a planilha de conversão clicando aqui. Você também pode utilizar o programa LatLong Conversion.
- ArcGIS: ArcCatalog, o Gerenciador de Arquivos do ArcGIS;
- Criando um novo shapefile no ArcCatalog.
- Criando um novo shapefile no ArcCatalog.
- Desenhando uma Área de Interesse no ArcMap;
- Importando Coordenadas de uma tabela para o ArcMap;
- Trabalhando no Modo de Edição do ArcMap;
- Conhecendo a Barra de Ferramentas Editor;
- Importando Coordenadas de uma tabela para o ArcMap;
- Trabalhando no Modo de Edição do ArcMap;
- Conhecendo a Barra de Ferramentas Editor;
- Desenhando um traçado no ArcMap;
- Calculando o Comprimento de um traçado;
- Reprojetando um arquivo Shapefile;
- Criando o Buffer sobre um traçado no ArcMap.
- Calculando o Comprimento de um traçado;
- Reprojetando um arquivo Shapefile;
- Criando o Buffer sobre um traçado no ArcMap.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Busca por Imagens IKONOS e GeoEye-1 no Google Earth
Bem-vindo! O blog Processamento Digital apresenta uma dica sobre como
transformar o Google Earth num mecanismo de busca por imagens IKONOS e GeoEye-1, dois satélites cujas cenas estão presentes no acervo da operadora de satélite GeoEye.
Interessado em descobrir quantas imagens do moderníssimo satélite GeoEye-1 recobrem sua região de interesse? Basta abrir o Google Earth e consultar!
O tutorial foi dividido duas partes, visando atender os dois perfis de usuário do blog:
INICIANTE
tut001
- instalando programa Export to Kml no ArcMap;
- Exportando arquivos shapefile para Kml no ArcMap.
AVANÇADO
tut002
- Busca por Imagens de Acervo IKONOS e GeoEye-1 no Google Earth;
- Análise de Metadados das cenas;
- Busca avançada por Imagens de Acervo IKONOS e GeoEye-1 no ArcMap.
Autor Jorge Santos at 12:22
Marcadores: GeoEye-1, Google Earth, IKONOS, tutoriais
Artigos Relacionados:
Assinar:
Postagens (Atom)