terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Criação de Raster Binário com Geographic Imager

A partir deste post estarei publicando alguns recursos de edição de imagens de satélite no Photoshop através da ferramenta Geographic Imager. Com esse plugin, é possível executar no software gráfico algumas atividades inerentes ao Processamento Digital de Imagens (Mosaicagem, Georreferenciamento, Reprojeção, Recorte de Imagens, etc.) sem perder a referência cartográfica originalmente inscrita no header das imagens.

Criação de um Raster Binário

O raster binário (apenas duas cores) é útil quando o operador deseja converter um raster em polígono para elaborar articulações a partir de imagens de satélite. Diferente do formato envelope que envolve o background, esse raster binário permite criar um contorno perfeito sobre a imagem.

Para utilizar a imagem georreferenciada com Geographic Imager, basta clicar no menu File - Open do Photoshop ou arrastar a imagem para o programa. Uma janela surgirá na sequência:


Selecione o arquivo com extensão .TIF e clique no botão OK. A própria janela Geographic Imager exibe informações geográficas e outros dados familiares aos profissionais da área de imagens:


Faça uma seleção sobre a área sem dados com a Magic Wand (Varinha Mágica) e utilize o menu Select - Invert (Selecionar - Inverter). Os parâmetros da Varinha Mágica são os mesmos descritos em outros tutoriais aqui no blog - Tolerância: 0 / Sem Suavização de Serrilhado (Anti-alias).


Em seguida, clique no menu Select - Save Selection para salvar o trabalho de seleção como arquivo. Selecione um Novo Documento e um Novo Canal:


Já é possível visualizar a imagem binária, mas o plugin fará uma parada crítica com a seguinte mensagem:


Essa mensagem indica que alguns recursos do Geographic Imager estarão indisponíveis para imagens no modo Multicanal. Clique no botão OK.

Clique no menu Image - Mode - Grayscale (Imagem - Modo - Tons de Cinza). Esse é o modo correto para imagens binárias.


A partir de agora você pode salvar sua imagem clicando no menu File - Save As. Uma arquivo TFW será gerado com o novo arquivo TIFF, garantindo a referência espacial do raster.

Essa é a imagem binária no SIG, com referência espacial:


Futuramente irei explorar outros recursos desse sensacional plugin para o Photoshop. Aproveitando a viagem, no próximo post irei demonstrar o processo de conversão de raster para polígono no Quantum GIS. Esse procedimento já foi testado anteriormente no ArcMap. Nos vemos em breve.


Nosso site mudou para www.processamentodigital.com.br. Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO