quinta-feira, 3 de junho de 2010

GRASS 6.4 Linux: Interface gráfica wxPython


Eu estava comentando com o Anderson Medeiros no MSN sobre a surra que eu estava levando para instalar o GRASS no Linux. Marinheiro de primeira viagem no software do pinguim, aceitei o desafio de sair à caça das dependências, repositórios e infernais livrarias que são fundamentais para a execução dos programas. Esse é o ponto fraquíssimo do Linux: Tem versão para todas as distribuições. É impossível atualizar qualquer coisa no Linux sem uma boa conexão com a Internet.

Instalar o GRASS foi fácil: eu instalei o Quantum GIS via Synaptic seguindo as orientações do site do QGIS orientadas para a minha distribuição (Ubuntu Hardy Heron). O GRASS veio no pacote e estava funcionando apenas através da linha de comandos. Veja a instalação via Synaptic (clique para ampliar):

Para instalar a interface wxPython no Ubuntu, siga as instruções dessa Wiki:


Pela minha própria experiência, ao adicionar a entrada no arquivo sources.list, creio que é mais fácil prosseguir com o download e a instalação dos pacotes via Synaptic.

Ao terminar a caça às bruxas, ops, livrarias, execute o GRASS através do comando
grass64 -wxpython


Assim, a maravilhosa interface gráfica será exibida na sua tela (clique para ampliar):


Enquanto o GRASS é executado, observe a seguinte janela do terminal:


Caso essa janela lamente a ausência de um tal Numpy, você vai ter que instalar o Numpy. O GRASS 6.4 não depende dele para funcionar, mas caso você queira instalá-lo assim mesmo, faça o download do programa, executando na janela do terminal...

sudo apt-get install python-numpy

Descompacte e acesse a pasta numpy-1.4.1. Dentro da pasta, execute via terminal, o comando

python setup.py install

Bom, por aqui deu certo. Para quem não sabia ao menos a versão do S.O. há dias atrás até que fui longe demais. O GRASS parou de chorar e sentir saudades do Numpy e continua executando o seu trabalho com alegria (clique na imagem para ampliar):


O GRASS 6.4 Linux abre uma larga vantagem sobre sua versão Windows: o Modo de Edição de Feições está disponível:


Vamos aguardar novas versões do WINGRASS. Os desenvolvedores não devem permitir que um furo desses venham ocorrer novamente.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO