sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ainda precisamos publicar mais dicas para o SPRING



Como não canso de repetir, precisamos encontrar alguma forma de facilitar o acesso dos usuários do SPRING ao próprio SPRING. Parece brincadeira, não é mesmo? Todos os que lêem dicas em blogs reconhecem que somos testadores de programas na maior parte do tempo. Logo, conhecemos de perto as alegrias e angústias dos usuários finais e isso gera um vínculo que dura até o momento glorioso em que o usuário alcança a "fase adulta", ou seja, passa a dominar a ferramenta e raramente navega em busca de dicas.

A vida nem sempre é fácil para os iniciantes em GIS. Que tal um e-mail para você meditar durante o final de semana?


From: -----@yahoo.com.br
Subject: Spring - ajuda
To: jorgepsantos2005@hotmail.com

Jorge,

Estou começando a entender o spring graças ao material que vc deixou postado na internet.

Sou licenciada em geografia e preciso aprender trabalhar com um sig, mas onde estou dando aula não tenho ninguém que possa me dar um auxílio. Por isso tomei a iniciativa de te escrever para saber se de vez em quando vc pode me dar umas dicas ou mesmo indicar material onde eu possa ler coisas sobre o spring.

Conforme o material que vc postou, consigo fazer até antes das coordenadas,  mas esse "retângulo envolvente"... Não sei o que digito de errado nas coordenadas. Eu tenho uma carta topográfica na escala de 1:100.000. Se vc pudesse me orientar como insiro as coordenadas ficaria muito grata.



Certamente o e-mail dessa geógrafa é capaz de sensibilizar o mais rígido dos geoprocessadores. O SPRING anda meio esquecido por nós, blogueiros... Coitado! Felizmente temos uma exímia blogueira cuidando com carinho do Terraview. O gvSIG jamais fica desamparado: os blogueiros Esdras e o Eliazer não permitem de modo algum que isso ocorra. O Sadeck sempre publica poderosas dicas para o ENVI (como ele consegue?)

No momento, precisamos de uma blogueira - ou blogueiro mesmo - que possa de vez em quando sair em socorro dos usuários do SPRING postando algumas dicas sobre o SIG do INPE.

O blog PD iniciou um processo de descomplicação dessa poderosa ferramenta - não ultrapassou três posts! A esperança, que respirava por aparelhos, ganhou fôlego quando o blogueiro Anderson Medeiros reforçou o conhecimento com a divulgação de um livro sobre o SPRING. O esforço para popularizar este sensacional aplicativo não pode parar. É lento, mas não vai parar.

Certamente uma nova missão para os 300... Da Web.

Em tempo: Esse "Retângulo Envolvente" do SPRING realmente dá uma dor de cabeça em qualquer nível de usuário!

SPRING: Retângulo Envolvente em Graus Decimais



Estou publicando essa dica para auxiliar os usuários do SPRING que desejam adicionar bases cartográficas em lat/long aos seus projetos.

1ª Pergunta: Quais são os valores do Retângulo Envolvente do estado do Rio de Janeiro?

Para compreender o mistério do Retângulo Envolvente, é preciso abrir o vetor em qualquer aplicativo GIS e anotar as coordenadas dos quatro cantos. Essa base cartográfica de referência precisa ser confiável. Veja a imagem abaixo:

2ª Pergunta: Como inserir coordenadas em graus decimais ao projeto do SPRING?

As coordenadas dos cantos são conhecidas como Bounding Box, Extension ou mesmo como Retângulo Envolvente. Todos os aplicativos GIS fornecem os valores da extensão de uma camada. Por exemplo,  no Quantum GIS, basta acessar as Propriedades da Camada e copiar os valores X1/X2 e Y1/Y2:

No SPRING, ao criar o projeto, clique no botão de opção Planas e posicione os valores das coordenadas de acordo com primeira imagem deste tutorial:


Ao clicar no botão Criar, o SPRING irá ajustar as coordenadas em Graus Decimais no formato Grau, Minuto e Segundo (Veja a imagem abaixo):


Finalize a etapa de criação do projeto clicando no botão Ativar e use as técnicas de importação de arquivo shapefile para carregar os vetores:


Fim do tutorial. A partir de agora você poderá importar todas as suas bases de dados em Lat/Long sem se preocupações!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO