sábado, 10 de julho de 2010

Quantum GIS Plugin: Retangles 0.1.3

Mais um plugin muito interessante para o Quantum GIS.

Permite criar automaticamente polígonos regulares a partir de pontos.

No fórum do portal Geo.Net, o internauta Erickson Melo postou a seguinte dúvida:

Boa tarde, gostaria de saber se o ArcGIS possui alguma ferramenta capaz de exportar cada ponto de um shape para novos shapes. Por exemplo, tenho um shape contendo 159 pontos, mas preciso que cada ponto desse seja um shape. Sei como fazer de um por um (data>export data...), mas como tenho muitos pontos seria necessário fazer tudo de uma vez, pois meu tempo é curto para a execução do trabalho.

Não sei como realizar essa tarefa no ArcGIS, mas no Quantum GIS é possível gerar automaticamente esse polígonos através do plugin Retangles.

INSTALAÇÃO

- Instale o plugin direto do Repositório de Plugins PYQGIS:

- A ferramenta estará disponível na barra de ferramentas do QGIS:


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

- O plugin funciona com êxito quando os dados estão amostrados em coordenadas UTM - valores dos campos XY em metros. Não testei transformações com coordenadas em graus decimais.


- Na tabela de atributos do shape que contém os pontos, inclua colunas responsáveis pela largura e altura de cada polígono:


- Insira as informações conforme imagem abaixo:


- O programa irá sugerir a inclusão do novo shape ao projeto:


- Os polígonos foram criados com êxito. Para separar cada polígono através do atributo NOME, leia esse post:


Certa vez tive um problema semelhante ao problema informado pelo colega acima. Como trabalho com imagens de satélite, em uma determinada ocasião foi necessário realizar uma consulta sobre as unidades termoelétricas da Petrobrás em todo território brasileiro. Diferentes satélites foram consultados.

A empresa forneceu uma lista de pontos centrais de cada uma dessas unidades.  Marinheiro de primeira viagem, tive um trabalhão para gerar os polígonos manualmente, pois cada área possuía um tamanho específico e cada unidade termoelétrica estava posicionada em um determinado fuso. Naquela época eu nem sonhava em utilizar SIG livre.

Nunca mais vou passar por isso novamente. Com esse plugin para o Quantum GIS, gerar áreas de interesse a partir de pontos é moleza.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO