domingo, 3 de janeiro de 2010

Conheça o site Disasters Map


Conheça o mais novo mapeamento online de catástrofes naturais

O objetivo do site Disasters Map é reunir pessoas de todo o mundo  para compartilhar suas histórias relacionadas a catástrofes. Todos os participantes podem contribuir com textos, links, fotos e videos e alimentar o banco de dados no Google Maps.


Qualquer pessoa pode adicionar eventos de desastres no mapa (terremotos, enchentes, deslizamentos de terra, etc). O acesso é livre para qualquer país e qualquer localidade pode participar desse mapeamento online. Um das aplicações  desse mapamento é facilitar a chegada do socorro e da ajuda humanitária para as regiões atingidas.

Para visitar o site Disasters Online, clique no link abaixo:
http://wikimapps.com/index.php/a/disastermap/show

Para maiores informações, consulte o portal GeoInformação Online:
http://www.geoinformacaonline.com/index.php

Curso online de ArcGIS para iniciantes


Para dar continuidade ao objetivo de disseminar o acesso às diversas geotecnologias, segue a dica do navegante Eduardo publicada na lista ArcGIS-Brasil do Yahoo! Grupos sobre um tutorial bem elaborado do ArcGIS para iniciantes.

De acordo com o autor, o curso foi iniciado como uma tentativa de oferecer ensino de GIS à distância aos vários projetos de exploração mineral da Companhia Vale do Rio Doce. Por uma série de fatores, a iniciativa não seguiu adiante, mas as pessoas que fizeram o curso apresentaram um resultado bastante satisfatórioe o curso foi finalmente publicado na internet.

Rodrigo Nobrega, o autor do curso, não deixou passar nada: Principais Conceitos, Banco de Dados, Análise Espacial e Layout de Mapas são alguns dos temas abordados com propriedade por quem tem domínio da ferramenta. Imperdível para àqueles que estão iniciando no mundo do GIS.

Acesse o Curso Online de ArcGIS através desse link:
http://usuarios.lycos.es/arcgis/index.htm

Curso online de gvSIG para iniciantes


O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento - LAPIG - da Universidade Federal de Goiás elaborou um excelente Curso  online de gvSIG para iniciantes O conteúdo do curso é vasto: cada função, cada ferramenta do programa é detalhadamente explicada e o curso possui exercícios de fixação para que o aluno internauta avalie seu grau de aprendizado.

São vários módulos que descrevem as aplicações da tabela de atributos, operações com projeções e sistemas de coordenadas, manipulação de arquivos shapefile e as principais funções da famosa extensão Sextante.

Para os estudantes ou aqueles profissionais que estão iniciando na carreira de Geoprocessamento e suas aplicações, vale a pena conferir o curso.

Acesse o Curso Online de gvSIG através desse link:
http://www.lapig.iesa.ufg.br/lapig/cursos_online/gvsig/index.html

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO