domingo, 19 de setembro de 2010

O blog Processamento Digital Completou 01 ano no ar!

Olá amigos (as),

Esta semana o blog Processamento Digital completou 01 ano de existência. Com muita dedicação, produzimos 265 posts e recebemos 70.000 visitas com um feedback de 118 comentários. Um número impressionante para a primeira fase do blog. Um estímulo para fazer muito mais! 

Agradeço a todos pelos comentários, elogios e sugestões. A missão do blog na Internet foi cumprida com sucesso. A leitura dos posts colocaram os usuários iniciantes em Geoprocessamento no centro das atenções. Futuramente iremos promover uma série de modificações no blog visando trazer  um pouco mais de clareza nas mensagens que prentendemos levar adiante com muita alegria e dedicação.

Hoje é dia de festa na blogosfera! Parabéns ao blog Processamento Digital!

O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece, o martírio sublima. (Victor Hugo)


ArcMap: ArcToolBox - Exportar Layer para KML

Eu não tinha conhecimento de que existia uma ferramenta própria do ArcGIS para exportar um arquivo shapefile para o formato KML/KMZ do Google Earth. Desde a versão 9.1 do SIG eu utilizo a ferramenta Export to KML, mas é bom informar que este processo pode ser executado através do ArcToolBox a partir da versão 9.3 do programa.

Vou registrar este post pensando em alguém que ainda não descobriu essa função do SIG. Para ativar as ferramentas do ArcToolBox, clique no botão indicado pela imagem abaixo:

Esse botão Habilita/Desabilita as Ferramentas do ArcToolBox

No exemplo utilizado pelo blog, vamos exportar a camada SaoPaulo.shp para o formato KML. Clique na guia Search e digite "KML". A primeira ocorrência é a função que desejamos executar. Clique duas vezes sobre ela:

layer to kml

Na próxima janela, é preciso indicar a cada alvo, definir um valor para a escala e estabelecer um nome e um local de saída para o arquivo:

Layer To KML

Feito! Agora basta abrir o seu arquivo no Google Earth:

A camada sendo carregada no Google Earth

Agora todos sabem que existem duas formas distintas de exportar uma feição para KML no ArcMap.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO