sábado, 25 de setembro de 2010

Construindo Consultas no ArcMap: Seleção por Locação

Construindo Consultas no ArcMap: Seleção por Locação

Select By Location é o recurso utilizado no ArcMap durante as consultas que permite criar um seleção com base em critérios estabelecidos. Para ilustrar o uso essa ferramenta, vamos tomar como exemplo uma área de interesse fictícia - alguns municípios do estado de Minas Gerais separados para essa consulta.

Supondo que o interesse de uma pessoa seja selecionar cenas do satélite SPOT-5 cujo grid com passagens em diferentes datas cobre inteiramente o estado de Minas, vamos selecionar apenas as cenas que fazem cobertura com a nossa área de interesse.


É possível realizar essa seleção manualmente, porém existe o recurso de seleção por locação que realiza essa tarefa automaticamente, otimizando tempo.

Acesse o menu Selection - Select by Location:


Na janela Select by Location, os comando são claramente intuitivos:

- select features from (selecionar feições de): CAMADA COM AS CENAS SPOT
- that (que)
- intersect (fazem intersecção com)
- the features in this layer (as feições nesta camada): CAMADA QUE REPRESENTA A AOI


Ao clicar no botão Apply, todos os polígonos do grid  serão selecionados (somente os que fazem intersecção com a área de interesse). Você também pode ampliar o raio da seleção ao inserir valores para o buffer.

Salve o resultado da seleção como arquivo shapefile clicando no menu Data - Export Data:


A partir de agora vamos considerar apenas as cenas que cobrem a região de interesse:


Ao finalizar a busca por imagens do satélite SPOT-5, o usuário chega a conclusão que pelo menos oito cenas do satélite são necessárias para realizar a aquisição das imagens. Miniaturas das imagens (quickviews) ajudam a ilustrar as condições de visibilidade das cenas:


Os grids dos satélites SPOT-5 e de outros satélites possuem metadados que trazem diversas informações sobre as imagens coletadas. Os critérios mais importantes podem ser descritos nesta ordem: Data de aquisição (Acquisition Date), Cobertura de Nuvens (Cloud Cover), Angulação (Elevation Angle), Identificador de Cena (SCENE ID) e KJ (Órbita/Ponto). Dentre as oito cenas selecionadas, é possível que algumas delas sejam reprovadas caso as informações estejam em desacordo com os critérios estabelecidos pela pesquisa.

Em outras palavras, das oito cenas que cobrem a AOI, duas ou mais cenas podem ser reprovadas caso possuam uma cobertura de nuvens acima de 20% (valor mínimo para aquisição de imagens de satélite). Para selecionar polígonos através de dados da tabela de atributtos, você deve utilizar a função Seleção por Atributos (Select by Atributes). Vou falar sobre essa função nos próximos tópicos. Para adiantar, leia a postagem que descreve esse método no Quantum GIS.

Nosso site mudou para www.processamentodigital.com.br. Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO