sábado, 26 de junho de 2010

Spatial Reference: Parâmetros de Transformação PROJ4



O assunto de hoje é sobre projeções, uma dica importante para novos usuários de SIG livre.

O Site Spatial Reference minimiza a limitação de alguns aplicativos GIS no tocante ao reconhecimento de projeção em arquivos shapefile.

Alguns SIG's apresentam uma certa limitação ao posicionar feições com diferentes sistemas de coordenadas. Esse problema pode ser minimizado adicionando um arquivo PRJ ao conjunto de dados. Basta realizar o download do arquivo PRJ desejado e renomear o arquivo PRJ com o nome da feição alvo. Esse procedimento foi detalhadamente explicado através deste post.

Além deste importante recurso, vale a pena registrar que o site Spatial Reference também informa os parâmetros PROJ4 necessários para transformações entre Sistemas de Coordenadas.

Por exemplo, para exportar um arquivo shapefile para a projeção/Datum SAD69 / UTM zone 23, o código PROJ4 correspondente para essa transformação é:

+proj=utm +zone=23 +south +ellps=aust_SA +units=m +no_defs

Para localizar esses parâmetros, após realizar a busca pelo arquivo PRJ, clique no campo indicado na imagem abaixo:


O Quantum GIS é um dos aplicativos livres que trabalha bem com arquivos com diferentes projeções. Além disso, você pode acessar rapidamente os parâmetros PROJ4 através das opções do programa (Configurações - Propriedades do Projeto - Guia Sistema de Referência SRC):


Quem trabalha com informações referenciadas periodicamente lida com  problemas de compatibilidade entre diferentes bases cartográficas. Por isso devemos sempre manter essas informações atualizadas.
 

Nosso site mudou para www.processamentodigital.com.br. Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO